domingo, 17 de setembro de 2017

Volta à Europa em futebol



O Benfica somou ontem a sua primeira derrota na Liga portuguesa, ao perder por 1-2 no Estádio do Bessa frente ao Boavista. Os axadrezados trocaram de treinador a meio da semana, e Jorge Simão não podia ter pedido uma estreia melhor, somando 3 pontos frentes aos tetracampeões nacionais. O Benfica até começou melhor, e marcou por Jonas logo aos 7 minutos. No entanto, a noite estava longe de ser tranquila, e depois de uma primeira parte mais ou menos dividida, o Boavista apareceu em grande no segundo tempo, muito graças à entrada de David Simão, e a exibições de encher o olho da parte de Renato Santos e do guardião Wagner. O primeiro empatou para a equipa da casa aos 56 minutos, e do outro lado o Benfica mostrou estar menos bem servido na baliza, quando aos 74 minutos um livre de Fábio Espinho resulta num frango enorme de Bruno Varela, que praticamente colocou a bola no fundo das redes. Sabendo de antemão da derrota do seu rival directo, o Sporting recebeu e venceu em Alvalade o Tondela por 2-0, e ficou no primeiro lugar com mais cinco pontos que o Benfica, que caíu para o quarto lugar, atrás do Marítimo.



Ao lado, em Espanha, o Barcelona somou a quarta vitória em outros tantos jogos, ao vencer nos arredores do Madrid o recém-promovido Getafe por duas bolas a uma. Os catalães chegaram a estar mesmo em desvantagem, graças a um golo do japonês Shibasaki aos 39 minutos, e só na segunda parte a equipa de Valverde deu a volta aos acontecimentos, com golos de Dénis Suarez, e do substituto Paulinho, este a seis minutos dos noventa. O Barcelona lidera à condição com mais 3 pontos que a Real Sociedad, e mais sete (!) que o Real Madrid. As duas equipas encontram-se hoje em Donostia, numa partida onde qualquer  resultado serve aos catalães.



Na Inglaterra, destaque para a goleada do Manchester City no terreno do Watford, por seis bolas a zero. O contingente sul-americano ao serviço de Pep Guardiola esteve em destaque, nomeadamente o argentino Kun Aguero, que assinou um "hat-trick". Do outro lado estava a equipa de Marco Silva, que ainda não tinha perdido esta época, mas que foi cair com estrondo perante um adversário com um plantel e orçamento muito superiores. O City lidera com 13 pontos, e fica à espera do resultado de hoje do jogo entre o Manchester United e o Everton para saber se vão ter a companhia do rival da mesma cidade da liderança. Também hoje se realiza o derby de Londres entre o Chelsea e o Arsenal.



No Championship, o segundo escalão do futebol inglês, a vida corre bem para o Wolverhampton, a equipa de Nuno Espírito Santo, que conta com vários jogadores portugueses agenciados pelo empresário Jorge Mendes. Os Wolves foram vencer fora o Nottingham Forest por 2-1, com dois golos do ex-portista Diogo Jota, emprestado pelo Atlético Madrid ao clube inglês. A equipa mais portuguesa de Inglaterra partilha agora a liderança com  Leeds United e Cardiff City, todos com 17 pontos em 8 jogos.


Sem comentários: