quarta-feira, 29 de novembro de 2017

O melhor pior anúncio de sempre



Este é possivelmente o pior anúncio da história da publicidade. É tão mau que chega a ser encantador, e ganhou um estatuto de culto no Brasil, de onde é originário, mais precisamente do Estado de Minas Gerais. Esta é uma empreitada que é tão má em todos os aspectos, mas de uma maneira tão equilibrada que chega a ser uma forma de arte. Se Ed Wood Jr., considerado o pior realizador de cinema de todos os tempos, tivesse feito um anúncio, seria este, com toda a certeza.

Nele vemos um casal interracial deitado numa cama, trocando carícias pós-coito (aparentemente), e ficamos com a ideia de que se trata de um anúncio de contraceptivos, ou quem sabe "lubrificantes", como o título do vídeo sugere. Sim, de facto são lubrificantes, mas já lá vamos. A fêmea do casal desabafa com o parceiro que "foi a uma loja de cosméticos", e ao contrário do que prometia "o comercial", ali os preços eram "um absurdo". O parceiro responde-lhe que não acredita em publicidade, e é por isso que troca o óleo do carro na "Patos Lubrificantes", e sai de lá com o carro "uma maravilha". É que lá na Patos Lubrificantes, "eles não fazem propaganda, não", o que pode ajudar a explicar a tragicomédia que foi este anúncio: eram marujos de primeira viagem.

Em primeiro lugar a explicação quanto a este nome tão curioso, "Patos Lubrificantes": é uma oficina de manutenção de automóveis localizada em Patos de Minas, uma cidade de MG, que parecendo que não, ainda tem cerca de 150 mil habitantes. E para que não restem dúvidas que não se trata de uma brincadeira...


...aqui está ela, a oficina da Patos Lubrificantes, na Rua Major Gote, nº 2200, Patos de Minas, MG. Espero sinceramente e para o bem dos seus clientes que eles entendam mais de carros do que de publicidade. Mas voltando ao anúncio, mais precisamente àquilo que lhe dá um toque de surrealismo...


...o cenário. Quer dizer, qual foi o génio que se lembrou deste quadro para fazer um anúncio de uma oficina de automóveis? É que aquela conversa podia ter decorrido...sei lá, em qualquer outra localização existente, que seria sempre menos estranha que esta? Será que tinham um orçamento tão reduzido que aproveitaram o intervalo da rodagem de um filme pornográfico para poupar nos actores? E aqui uso a palavra "actores" muito livremente - aqueles jovens estão nitidamente a ler as suas falas (e pela primeira vez, a julgar pela entrega). Se esta é uma "escola" qualquer de publicidade, é completamente nova, e única. 

Seja como for, o vídeo propriamente dito tem 260 mil visualizações no YouTube, mas o vlogger Filipe Neto incluiu-o na sua lista de "Comerciais mais bizarros", e "captou" mais de 3 milhões de espectadores (que bom para ele, será que lhe pagam?). É bizarro, sim. E é maravilhoso, também. Fico feliz por puder ter testemunhado uma coisa destas no meu tempo de vida.

E já agora, e para terminar, um pequeno conselho. Se estiver em Patos de Minas e tiver problemas com o óleo do carro, já sabe onde ir - ao Patos Lubrificantes, claro - mas se a avaria for eléctrica, não hesite...


...e vá à Eletropatos, elétrica para autos. Fica na Rua Piauí, nº 507 - Cristo Redentor, Patos de Minas, MG. E estão ver como se faz publicidade, e sem precisar de meter ninguém na cama de um motel?


Sem comentários: